The book is on the table

Quando a gente mora fora do nosso país a nossa língua se torna um dos vínculos mais fortes que nós mantemos com as nossas origens, né? Não tem jeito, você pode querer disfarçar, pode ter um sotaque bem leve, mas de vez em quando vai deixar escapar um chiadinho diferente, ou uma palavrinha meio “aportuguesada”.

Uma das minhas maiores dificuldades é com a pronunciação de palavras ou nomes que são semelhantes em português e inglês. Um dos maiores exemplos é a palavra focus em inglês. Uma vez eu estava me preparando pra uma apresentação na agência de publicidade em que eu trabalhava. Estava praticando com a minha amiga e deixei soltar a palavra focus, que pronunciei como fócus. Na verdade essa palavra tem o “o” mais fechado e se pronuncia algo como “fôcus”. Pronto, virou piada na hora.

Contar números ou falar o alfabeto rapidinho então!? Praticamente impossível. Quando preciso contar rapidinho e estou com colegas por perto eu começo: one, two, three…acho que chego rapidinho nos 10, mas aí desisto e falo bem baixinho só pra mim…onze, doze, treze e por aí vai.

Agora, quem é que nunca trocou umas palavrinhas até mesmo em português? Eu já morava nos EUA há uns 2 anos, quando estava conversando com duas amigas brasileiras sobre a qualidade dos alimentos hoje em dia. Não lembro exatamente o que eu estava falando, mas acabou saindo essa “Pois é, quase tudo que a gente come hoje em dia tem preservativos”. Ha ha. Se fosse assim, poderíamos comer de tudo sem o risco de engravidar, não é não?!

(Ps: Preservative é como se diz conservante em inglês).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s