Porque me arrependo de ter visto a Shamu

Não sou nenhuma ativista ambiental, ou de proteção aos animais, mas sempre tento ser consciente com as coisas que faço e em como eu posso impactar o meio-ambiente e esses serzinhos que dividem esse mundo com a gente. Por isso, me arrependo muito de ter ido ao Sea World e assistido ao show da famosa Shamu.

Muito recentemente foi lançado um documentário chamado Blackfish, que mostra as condições das baleias assassinas nos parques dos EUA e em outros países. As baleias assim como muitos outros animais são seres inteligentíssimos, e têm um senso de comunidade e coletividade muito grande. O documentário mostra como eles capturaram dois filhotes de baleias nos anos 80, e como o grupo de baleias que estava com os filhotes não os abandonou e ficou rodeando o barco. Esses animais tão grandes acabavam ficando trancados por horas em cativeiros com pouquíssimo espaço em que eles mal podiam se mexer. Outra cena mostra uma das baleias flutuando no aquário do parque por horas sem se mexer, em estado de inércia.

Sem saber de nada disso, assisti ao show das baleias e achei realmente impressionante. Ver uma baleia pular, fazer movimentos sincronizados, etc, atendendo ao comando de um treinador é muito incrível. Mas as condições à que os animais são expostos acabam tornando-os agressivos e só fazem esses animais sofrer. E me pergunto, por quê? Só para o nosso entretenimento?

IMG_0713IMG_0734

Uma opção tão boa quanto ou ainda melhor que o Sea World são os passeios de barco oferecidos em San Diego, no norte da Califórnia e no México. Nesse passeios você pode ver grupos de baleias no oceano e tem a certeza que os animais estão livres e felizes. Com certeza, existem muitos outros passeios semelhantes pelo mundo.

Mas infelizmente esse tipo de turismo acontece com muitos outros animais. Então você, viajante apaixonado pelo mundo como eu, se puder, pense duas vezes antes de ver um show da Shamu, ou de andar de dromedários no Nordeste, ou de elefantes na Ásia ou na Índia, ou de brincar com um macaquinho que alguém tem no ombro seja lá onde for. Infelizmente esses animais podem não estar tão felizes em lhe ver quanto você imagina.

IMG_2301

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s