Dicas de Nova York – O guia de uma quase local

Nova York é uma cidade única, com alma, humor, estilo e uma certa insanidade diferente de qualquer outra cidade do mundo. A cidade recebe por volta de 50 milhões de turistas por ano (!) e com essa demanda toda, o que não falta na internet e nas livrarias são guias de viagem com o que ver e fazer na cidade, mas você já se perguntou o que as pessoas locais mais gostam de fazer em NY? Quais os locais mais frequentados por eles?

Aqui eu faço o meu próprio guia de NY com dicas dos lugares e passeios que eu mais curto na cidade e que aprendi a amar durante os anos em que me tornei uma local.

IMG_0082

Transporte

METRÔ/ÔNIBUS

A forma mais fácil e econômica de rodar pela cidade é de metrô. As linhas cobrem praticamente toda a cidade de Manhattan e vão também ao Brooklyn, Queens, Staten Island e Bronx. Você pode pegar um mapa do metrô em qualquer estação. Também nas estações você pode comprar o Metrocard, que é o bilhete do metrô e de ônibus. Existem várias opções, mas geralmente a que faz mais sentido aos turistas é o bilhete para 7 dias. Com ele você pode entrar e sair do metrô (e/ou dos ônibus) quantas vezes quiser durante uma semana pagando só $30.

Atenção/Dica! : Preste MUITA atenção nos avisos postados nas estações do metrô com informações sobre mudanças de horário ou de serviço das linhas. Como a malha do metrô de NY é muito grande e antiga, muitas construções e melhorias são feitas durante a noite e nos fins de semana, o que altera toda a programação dos trens. Perdi as contas de quantas vezes esperei por um trem por mais de uma hora…nessas situações, não hesite, faça como a Angélica, vá de taxi…

TAXI

Esses amarelinhos são um dos símbolos de NY e estão espalhados por toda a cidade. Uma corrida por NY não é muito cara e às vezes é a forma mais prática de se chegar à algum lugar (principalmente para nós mulheres quando estamos de salto alto). Todos eles aceitam cartão de crédito.

Dica: Não se esqueça da gorjeta de pelo menos 15%, senão você conhecerá um pouco da fúria de um nova-iorquino (que provavelmente terá um sotaque estrangeiro bem carregado).

IMG_0503

CAMINHAR

Os nova-iorquinos andam bastante e na minha opinião essa é uma das melhores maneiras de conhecer a cidade. Seja qual for a estação do ano, NY é uma cidade linda e merece ser conhecida mais de perto.

 

O que ver, fazer e conhecer

1. Dar uma volta de bicicleta ao redor do Central Park – Existem três opções, de mais ou menos 3, 8 e 10 metros. Nas duas últimas opções, você vai precisar de um pouco mais de preparo físico, mas vai poder conhecer o parque de ponta a ponta.

2. Passear por Williamsburg – Esse bairro é considerado o reduto dos “hipsters” de NY e abriga muitos artistas, jovens escritores e criativos. A região tem também muitos bares, restaurantes bem legais, além de feirinhas ao ar livre que acontecem nos finais de semana.

IMG_0504       IMG_0233

3. St. Marks Place – Uma rua localizada no East Village com lojas variadas, no melhor estilo hippie/feirinha. Ela tem um pouco de tudo e você sempre encontra pessoas e cenas inusitadas. Há também muitos restaurantes japoneses na região que vale a pena experimentar.

4. High Line Park – Um dos meus locais favoritos na cidade, o High Line Park é um parque construído em uma antiga linha elevada de trem no lado oeste de Nova York. O percurso passa por aproximadamente 30 quarteirões e conta com um café e uma vista linda da cidade e do rio Hudson ao longo do caminho. É um passeio muito gostoso de fazer.

IMG_2842            IMG_2899

Dica: Comece o percurso na rua 34th e vá descendo até o final do parque, no Meatpacking District. Há vários restaurantes e galerias bem legais nessa região. Continue andando para a região de Greenwich, um bairro muito arborizado e agradável (onde a possibilidade de encontrar uma celebridade fazendo copper é bem alta) e siga na rua Bleecker onde encontrará lojas como Marc Jacobs e Burberry, até chegar ao Soho.

5. Union Square – Essa praça faz a conexão de várias linhas do metrô, mas é também um ponto de encontro da cidade. Jovens skatistas, artistas, músicos, revolucionários, artistas de rua e muitos outros se encontram aqui. Há muitas opções de food trucks por aqui também. Vale a pena conferir.

6. Washington Square – Por ficar nos entornos da New York University, essa praça geralmente fica repleta de estudantes, músicos e artistas. Um pouco mais tranquila que a Union Square, esse é um bom lugar para se tomar um café ou chocolate quente e observar as pessoas. O parque é bonito, bucólico e tem também um arco construído em homenagem ao presidente George Washington.

Curiosidade: O local foi usado como cemitério até 1825. Diz a lenda que o local também foi usado para o enforcamento de bruxas e escravos. Até hoje há aproximadamente 20.000 corpos enterrados no local.

7. Bryant Park: Seja no verão ou no inverno o Bryant Park é sempre lindo. Durante o inverno o parque ganha um brilho muito mais especial, com decorações natalinas, uma feirinha de artesanato e peças de decoração e uma área de patinação no gelo. Muito legal! Durante o verão, a área de patinação no gelo dá espaço à exibição de filmes gratuitos às segundas-feiras.

IMG_2963

8. Moma: O famoso museu de arte moderna de Nova York sempre tem ótimas exposições em cartaz, mas seus eventos também são imperdíveis. Fique ligado na programação de shows e exibição de filmes!

 

Onde comer

Bare Burger: Esta é uma micro-rede de hambúrgueres nova-iorquina com um diferencial muito legal: todos os alimentos são orgânicos e 100% naturais. Eles ainda contam com carnes de animais inusitados como avestruz, bisão e veado. Vale super a pena experimentar! Localização: http://www.bareburger.com/restaurants/

Miss Favela: Um botequim brasileiro localizado em Williamsburg no Brooklyn, o Miss Favela possui uma energia muito positiva e autêntica. Ele é frequentado por brasileiros que moram em NY e também por nova-iorquinos em busca de comida de primeira e diversão. Não deixe de conhecer se de repente bater aquela saudade de uma feijoada ao som de samba (aos sábados) ou de um forró bem animado (aos domingos). Localização: 57 South Fifth Street Brooklyn NY (esquina da S 5th com a Wythe, Williamsburg) 

IMG_0080

Shake Shack: Uma imagem vale mais do que mil palavras, não é? Pois em NY, as filas são os melhores indicadores do sucesso de um restaurante. Shake Shack é outra rede de hambúrgueres que nasceu e cresceu em NY e está se expandindo pelo país. Muitas vezes você identifica a lanchonete pela fila que chega a sair para a rua. Eles têm um cardápio simples mas de ótima qualidade e com preços ainda melhores, com sanduíches (também com carne 100% natual), cachorros-quentes, milk shakes, cerveja, vinhos e até biscoitinhos para nossos amiguinhos de quatro patas. Localização: www.shakeshack.com/location

Bann Korean BBQ: Ah! Esse dá água na boca só de lembrar! Para quem nunca experimentou, o Korean BBQ é um pouco parecido com a nossa picanha na chapa, cozida na mesa. A diferença é que você pode escolher entre carne, frango, salmão e camarão. Eles te trazem também uma cumbuca com alface, e outras com arroz e legumes. Você então faz um sanduíche com o alface, coloca o arroz, a carne, os legumes e um molhinho que eles também trazem. É uma delícia! Site: bannrestaurant.com

Food Trucks: Nova York é uma das maiores capitais de gastronomia do mundo e lá você pode encontrar de tudo mesmo, não só em restaurantes, mas também nas ruas, de comida gourmet de baixa caloria à cookies. Eles estão espalhados pela cidade e mudam sua localização todos os dias, mas se concentram mais em bairros e àreas mais movimentas. Na hora que bater aquela vontade insana de comer um doce delicioso, corra pelas ruas até encontrar o Wafel & Dinges. O cardápio oferece waffles doces e salgados, à preços de banana (hihi). O top dos tops dos doces é o WMD, waffle coberto com morango e banana, nutella, chantilly e chocolate Nhammmm! Uma delícia! Site: www.wafelsanddinges.com

Yuca Bar: Restaurante de comida latina localizado na East Village, uma região cercada de barzinhos e restaurantes. Bem legal. O ceviche é ótimo e super recomendado! Site: http://yucabarnyc.com

 

Onde sair e curtir

Frying Pan: Nos meses de clima mais ameno, um barco histórico construído em 1929 e hoje atracado no Pier 66 no rio Hudson se transforma em bar e restaurante. Nada mais gostoso do que curtir um pôr do sol em Nova York, tomando uma cerveijinha gostosa com os amigos à beira do rio Hudson. Mas lembra o que eu falei das filas de Nova York? Então, é muito comum ver uma fila bem comprida na entrada do barco. Por isso, tente chegar cedo para evitar a hora do rush (geralmente quando o pessoal sai do trabalho). Localização: 530 W 26th St, New York, NY

IMG_0031

Summer Stage: No verão de Nova York o que não falta são atividades culturais espalhadas pela cidade. Se você estiver na cidade nessa época, não perca a oportunidade de ir. O Summer Stage oferece atrações musicais de todo o mundo (Marcelo D2, Bebel Gilberto e muitos outros artistas brasileiros já passaram por lá), e tem também barraquinhas com comidas diversas e bebidas. Ele fica localizado no Central Park e a entrada é gratuita.

IMG_0326

Beekman Beer Garden: Localizado na região de Lower Manhattan, no Pier 17, o Beekman Beer Garden é um bar espaçoso, com vista para o East River, a Brooklyn Bridge e acesso ao Water Taxi. O bar conta com jogos de bilhar, beer pong, queda de braço e muitos outros, além de ser coberto de areia, o que traz um clima de praia bem relaxado ao ambiente. Diversão garantida! Localização: 89 South St, New York, NYIMG_0413

IMG_0394

Stone Street: Também localizada na região de Lower Manhattan, berço de Nova York, a Stone street é uma rua de paralelepípedos fechada para carros e com bares e restaurantes variados. Os bares colocam suas mesas comunitárias na rua, onde as pessoas (muitos saídos do trabalho, principalmente de Wall Street), tomam uma cerveja e comem uma pizza. Bem legal.

Bohemian Hall Beer Garden: Localizado em Astoria, Queens, este é o beer garden mais antigo de Nova York. Com origens checas, o bar oferece cervejas de ótima qualidade, além de pratos típicos checos e muita salsicha. Localização: 29-19 24th Ave, Long Island City, NY

Mehanata: Em Nova York se pode tudo, ou quase tudo, então por que não dançar com ciganos? Essa balada búlgara é uma pérola escondida no Lower East Side e sinônimo de diversão garantida. Às quintas e sextas feiras o bar tem música cigana ao vivo no primeiro andar, onde ninguém consegue ficar parado. No andar inferior, um DJ toca música eletrônica, meninas fazem pole dancing e ainda tem também o Ice Cage, uma sala fechada com temperatura abaixo de zero graus, em que os mais corajosos vestem um uniforme soviético e podem tomar até seis shots de vodka em dois minutos! Vai encarar? Localização: 113 Ludlow St, New York

 

Compras

Century 21: Praticamente um mini outlet dentro de Nova York, essa loja às vezes parece a 25 de março de tanto brasileiro fazendo compras (hihi). Mas também ela tem de tudo, roupas de marca, sapatos, malas, cama, mesa e banho, acessórios, perfumes, etc etc etc. Localização: 22 Cortlandt Street, New York

J&R: Um paraíso para quem quer comprar eletrônicos. Os preços dessa loja muitas vezes dão de 10 nos da Best Buy. A loja é enorme e vende de tudo. Não deixe de conferir!  Localização: 1 Park Row, New York

IMG_0196

IMG_0630

IMG_0058

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s